top of page
Clínica multidiciplinar com mais de 20 anos , iniciada em 1999, no Bairro Guabirotuba, por Dra. Andreza Campos e Dra. Jilmara Coldebella formadas pela Universidade Federal do Paraná, em uma única sala, onde as duas faziam o atendimento. Após alguns anos foi ampliada para duas salas e adquirido uma nova sala no bairro Hauer. A partir daí vieram outras profissionais agregar conhecimentos e atendimento em outras aréas da odontologia. Na atualidade temos duas unidades uma no Guabirotuba com 4 salas de atendimento e outra no Hauer com 3 salas de atendimento multidiciplinar, abrangendo diversas aréas da odontologia, proporcionando aos nossos pacientes um atendimento completo e variado dentro das especialidades.
11.jpeg

Ortodontia

Um sorriso bonito pode mudar tudo. Prepare-se para a grande mudança!
Dúvidas Ortodontia

Dúvidas Frequentes sobre Tratamento Ortodôntico:

O Aparelho Ortodôntico Oferece Mais Resultados na Infância?
Sim. Quando somos mais jovens a nossa arcada dentária é mais maleável e, com isso, o procedimento pode ser mais rápido e preventivo.
Dessa maneira, fica muito mais fácil gerenciar a movimentação dos dentes, inclusive durante a troca, evitando a falta de espaço, mordida cruzada ou a mordida aberta com o uso do aparelho ortodôntico ou aparelho invisível.
O Aparelho Fixo Necessita de Um Cuidado Diferente?

Sim. Antes de utilizar o aparelho a higienização bucal é muito mais simples, podendo ser realizada com o auxílio de escova de dentes tradicional e o fio dental. Contudo, assim que o aparelho é montado sobre os dentes, a escovação necessita de muito mais atenção e se torna mais demorada e detalhada.

Isso ocorre justamente porque o aparelho realiza um acúmulo muito maior de resíduos de comida nos cantos dos dentes e entre eles, dificultando o acesso da escova.

Por conta do aparelho, algumas refeições podem ser modificadas e alguns alimentos podem até mesmo ser anulados do consumo cotidiano.

Usar Aparelho Ortodôntico dói?

No início sim, contudo, o incômodo é mais sentido nos dias seguintes à colocação ou após as manutenções.

Ou seja, com o passar do tempo e com o decorrer do procedimento é normal que o paciente vá se acostumando e sentindo menos dor ou incômodo.

A dor causada pelo aparelho é derivada da movimentação dos seus dentes e, hoje, com os estudos clínicos feitos pelos profissionais da área, ela ocorre de forma muito mais equilibrada.

Isso porque eles perceberam que “forçar” demais o aparelho e a movimentação pode causar efeitos extremamente negativos para o organismo e prejudicar, por exemplo, a raiz dos dentes.

Tratamento Ortodôntico Demora Muito Tempo?

Isso é muito relativo, afinal, depende do estado clínico de cada um dos pacientes.

De qualquer modo, o tempo médio de um tratamento é de dois anos.

Mas, como dito anteriormente, tudo depende das necessidades de cada um dos pacientes, do material escolhido e das especificidades do caso.

Depois de Tirar o Aparelho os Dentes Podem Ficar Tortos de Novo?

Sim, como não é estática, a movimentação pode acontecer novamente, visto que os tecidos que envolvem os dentes têm ”memória muscular” e por isso existe a tendência de uma recidiva, como é chamado na ortodontia, quando os dentes voltam a entortar mesmo depois de anos de uso de aparelho.

Justamente por isso após retirar o aparelho ortodôntico, qualquer modelo que seja, é necessário realizar o uso do aparelho de contenção para a devida manutenção, ou seja, para que a musculatura se ”acostume” e os dentes estabilizem na posição correta.

Dessa maneira, os ossos e os ligamentos periodontais memorizam qual é o lugar em que deve ficar evitando que futuramente os dentes voltem a ficar tortos.

A Manutenção Só Pode Ser Feita Em Um Dentista?

De maneira alguma a manutenção ou a montagem de um aparelho deve ser realizado sem o auxílio de um ortodontista.

Somente um cirurgião especialista consegue acompanhar e decidir quais serão as medidas tomadas para a evolução e conserto de toda arcada dentária, sem trazer prejuízos ao corpo.

Independentemente de qual aparelho você utiliza, cada um deles possui sua variação e a justamente por isso que o acompanhamento só deve ser realizado com um cirurgião ou profissional responsável.

O Aparelho Estético Invisível Não Funciona?

Depende do caso. Com o avanço da odontologia, tanto o aparelho ortodôntico tradicional quanto o aparelho invisível – bem como outros métodos -, apresentam funcionalidade e qualidade.

Apesar disso, cada um deles apresenta uma evolução para o quadro, valor para as manutenções e montagens necessárias para cada um, bem como materiais e peças distintas.

Todos os Aparelhos Ortodônticos São Iguais?

Assim como pôde ser percebido, esse tratamento possui diversas variações, sendo desde tamanho, ângulo e profundidade, até o material e prazo para a resolução.

Justamente por isso, antes de iniciar o tratamento ortodôntico deve ser realizada uma bateria de exames sobre a arcada dentária e o molde da boca, para que o objetivo final seja traçado com estratégias corretas.

Apenas o dentista responsável poderá avaliar seu quadro clínico e fazer a melhor indicação do modelo de aparelho ortodôntico para corrigir seu sorriso.

Adulto pode fazer tratamento com aparelho Ortodôntico?
Sim, os pacientes que possuem desajustes na posição dos dentes ou no tamanho dos ossos da face, com consequente desarmonia muscular, devem ser submetidos ao tratamento ortodôntico, mesmo quando em idade adulta.

Agende uma avaliação

Vamos adorar receber você!
bottom of page